Como Montar Convite de Casamento – Dicas

Muito parecida com a escolha do Vestido de Noiva perfeito, a escolha do convite de casamento perfeito pode levar a ataques de pânico e surtos de desespero. Muitos temas, cores, modelos, tipografias, detalhes, enfeites e nomes, MUITOS nomes, que vão sobrecarregar a capacidade de raciocínio dos noivos. Dramas à parte, acalme-se, vamos te ajudar com dicas de como montar convite de casamento sem surtos e surpresas.

convite de casamento

adorno

 

Comece cedo o seu convite de casamento

Convite de casamento não é o tipo de escolha que se define da noite para o dia. Portanto, comece cedo o processo de pesquisa, escolha, decisão e produção. Tenha em mente que os pré-convites, conhecidos como convites save the date (reserve a data), devem ser enviados de seis a oito meses antes do casamento. O ideal é começar o desenvolvimento do convite de casamento à partir daí, para que eles estejam definidos e impressos cerca de quatro meses antes da cerimônia.

adorno

Tenha o estilo do casamento definido

O convite será a primeira impressão do seu casamento aos olhos dos convidados. O design dos convites fornecerá essa primeira impressão. Clássico e elegante, moderno e glamoroso ou qualquer outro estilo desejado, tenha-o perfeitamente definido. Defina também a paleta de cores do casamento, parte importantíssima do estilo. Pesquise tendências, papéis, envelopes, formatos e novidades para adequar ao estilo do seu casamento. Olhando para o convite, conhecendo o local da cerimônia e o período do dia em que ela será realizada, seus convidados terão uma ideia do nível de formalidade da ocasião, além de criarem uma ótima expectativa do evento que está por vir.

convite de casamento

adorno

Teste formatos, papéis, impressões, detalher e tamanhos até achar o ideal –  Como Montar Convite de Casamento

O padrão brasileiro para convite de casamento é 28,5cm x 20,5cm. Outros tamanhos, como 24,0cm x 17,0cm e 24,0cm x 24,0cm estão em alta e são recomendados por especialistas da área.

Diversos tipos de papéis estão disponíveis no mercado. Eles apresentam as mais diferentes texturas e gramaturas. Para o convite, a gramatura ideal do papel deve ficar entre 250g e 500g. Para o envelope, até 250g está perfeito.

Detalhes, como laços, fitas e cintas são importantes, mas encarecem o convite dependendo do nível de trabalho exigido em sua confecção. Seja crítica e pé no chão ao escolher esse tipo de extra em seu convite.

As impressões dos convites e envelopes podem ser feitas de diversas maneiras, como serigrafia, letterpress, hot stamping, impressão digital e relevo (americano ou termográfico, francês ou timbrado e seco). Teste e escolha as opções que mais combinarem com o estilo do casamento e dos noivos.

adorno

 

Não exagere nas informações do convite de casamento

Coloque apenas os itens necessários em seu convite de casamento: horário e local da cerimônia, nomes dos noivos, nomes dos pais dos noivos, traje (opcional) e informações sobre confirmação de presença. Tentar colocar informações demais no convite pode tornar sua compreensão difícil.

convite de casamento

adorno

Preço para o convite de casamento

Convites são caros. O equilíbrio entre um bom preço e um nível de qualidade e detalhamento superior é muito difícil de ser encontrado. Pesquise e compare os preços de diversos fornecedores, peça provas e modelos. Analise portfólios e esmiúce tudo o que puder antes de definir seu fornecedor.

convite de casamento

adorno

 

Atente-se ao número de convite de casamento necessários

O número de convites não é o mesmo que o de convidados. Pode parecer óbvio, mas muitos casais se esquecem desse pequeno detalhe e acabam gastando muito mais do que deveriam. Analisem a lista de convidados, dividam as famílias, os casais, os solteiros e cheguem a um número exato de convites para o casamento. Com esse número em mãos, adicione 10% e mande rodar os convites – lembre-se que imprevistos acontecem e é muito mais barato adicionar convites à tiragem principal do que solicitar uma nova impressão.

convite de casamento

adorno

 

Gostou das dicas? Comenta aqui e me dê sugestões para o próximo post. =D

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *